E se pudesses desligar por um momento?



A maturação emocional e psicológica do ser humano é um continuum. Embora queiramos controlar todos os aspectos da nossa vida, esbarramo-nos em diversos obstáculos. Durante algum tempo tentei perceber qual a origem e o propósito de cada acontecimento. Procurei constantemente respostas para todos os condicionalismos impostos pelas pessoas e sociedade, a mim próprio. Ainda assim, consequência da minha educação e cultura, travei longas batalhas no sentido de encontrar um lugar onde, definitivamente, pudesse pertencer. Não sei se a idade e as vivências foram me retirando crença e energia para continuar a lutar, mas a verdade é que continuo sem encontrar o meu lugar ao sol.

Comecei a perceber que, ninguém quer o teu bem e o altruísmo é apenas uma palavra no dicionário. Ainda assim, tentei ser melhor e procurei um ajuste ideal, tendo em conta o meio onde estou inserido. Gastei tempo, energia e paciência. Tudo com o intuito de encontrar um lugar onde, socialmente, pudesse ser aceite. É comum ouvir-se que devemos lutar por aquilo que acreditamos, que nada se conquista sem trabalho, mas, ninguém perde tempo para te explicar, que lutas deves travar e porque motivo. Somos, inconscientemente, empurrados para uma realidade que não é a nossa, mas fomos condicionados para acreditar. Algo que, não sei bem porquê, insistimos em fazer. Porque somos naturais, estamos geneticamente ligados ou a nossa rotina nos obriga a ser aquele alguém que não existe.

Tudo isto faz-nos gastar tempo e energia, obriga-nos a estar constantemente a desbravar terreno (des)conhecido e a repetir as mesmas lutas de forma cíclica. Quando te dás de conta, não controlas a tua vida. Tu és um Ventríloquo, pois toda a gente quer controlar as tuas ações e as tuas palavras. E tu, e eu, para economizar tempo e energia, deixamo-nos imbuir por este fenómeno social, controlado por algumas pessoas, irrelevantes, na tua vida.

Obviamente que quase toda gente, pelo menos quem tem por hábito pensar, já se apercebeu que isto acontece com frequência. Somos influenciados, obrigatoriamente, a agir de determinada forma, só porque alguém assim o impõe ou quer que assim seja. E quando entendemos que nem tudo deve ser como nos é imposto, e queremos que o sol sejamos nós? Que temos uma palavra a dizer. O que podemos esperar?

Ninguém quer saber quem és, nem o que queres. A maioria das pessoas apenas pretende saber como tu podes melhorar a vida delas. O mundo está completamente despido de valores morais e sociais. Tudo isto faz-me querer desligar por um momento e ignorar toda a toxicidade que me rodeia. Existem momentos em que lutar é estar a alimentar o ego de outras pessoas e o melhor que podemos fazer é desligar. Fechar os olhos e desligar.

Sinceramente
Stero

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A culpa não é tua. Mas é.

Tu não percebes nada.

A vida não é um reflexo. É uma experiência.