Enquanto Verbalizamos




Os seres humanos têm uma grande capacidade e vontade de criticar. Estes pegam em qualquer assunto, refletem e sentem a necessidade de verbalizar esse mesmo pensamento. Por norma, o ser humano gosta de se sentir útil perante a sociedade e deduz que a sua contribuição poderá ser importante. O que nos distingue dos demais humanos é a natureza (intenção) e construção (argumentação) dessa mesma crítica. No fundo nunca realmente se saberá o objetivo dessa mesma intervenção por parte dos demais. Há é que ter atenção se as críticas são construtivas ou destrutivas, pois estas poderão ter um impacto em alguém ou grupo e, por vezes, não se tem a noção do peso que poderá ter essa intervenção.

Parafraseando uma citação (anónimo): “Estudo sem reflexão é perda de tempo. Reflexão sem estudo é perigoso.”. Como é que as pessoas podem ser tão céticas e ingénuas simultaneamente? A religião (por exemplo Católica), que existe há mais de 2000 anos, muitas pessoas não acreditam que Deus existe pois não aparece perante o povo. No entanto, se lhe disserem que viram o(a) namorado(a) a curtir com outro(a), sem realmente ver o sucedido, existe uma tendência para acreditar imediatamente sem questionar a validade e consequente verdade do argumento. As pessoas são ainda muito controladas pelas emoções, o que lhes levam, por vezes, à construção de juízos irrefletidos, sendo inválidos, consequentemente falsos e completamente destrutivos.

Ninguém é perfeito. Não se pode pedir que todos nós sejamos capazes de argumentar de forma construtiva e pertinente em todas as situações. Haverão sempre situações que seremos “obrigados” a discordar porque todos somos educados de forma diferente. No entanto, se cada um de nós aprendesse pelo menos a respeitar o argumento de outrem já seria um bom começo.

Respeitar não significa concordar, mas sim não ofender.

Atenciosamente,
Pensador Ambulante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A culpa não é tua. Mas é.

Tu não percebes nada.

A vida não é um reflexo. É uma experiência.