Pensar, Enquanto Pensamos...


O que é ato de pensar? Refletir, raciocinar, pensar, são todos termos de uma rede de sinonímia. Mas pergunto o que é a ação “Enquanto Pensamos”? Nunca paramos de pensar, nem quando estamos a usufruir de um estado profundo de entrega ao sono. É uma ação que te define desde o princípio até ao fim. O nosso pensamento é uma espécie de parasita que controla (parcialmente) o corpo, em que a sua mortalidade está de mãos dadas com a nossa. Enquanto Pensamos é cúmplice do Enquanto (sobre)Vivemos.

Existe todo um processo para a criação de um pensamento. Primeiramente começa-se com um conceito que, posteriormente, converte-se numa ideia e consequentemente dá origem a um raciocínio. Todo este procedimento acontece de forma natural que, dependendo da nossa educação, da nossa aprendizagem oriunda da sociedade vivente, em que a mente se desenvolve, resultam diversos raciocínios (expressados em forma de argumentos) que poderão ser válidos ou não. E se forem válidos, poderão ser verdadeiros ou falsos. Mas o que é a Validade? É a parte formal (coesão). O que é a Verdade e Falsidade? Refere-se à parte informal (coerência). No fundo são apenas termos. No entanto, representam um grande peso na comunicação. Toda essa verbalização baseia-se neste simples grupo de termos que, de certa forma, dão importância aos argumentos transmitidos e, acima de tudo, credibilidade ou falta desta à pessoa/grupo que profere ou redige os argumentos em questão.

Muitas pessoas (senão todas) querem ser donas da Verdade. Até ao momento que esta lhes assombra. Muitos querem ter a voz da razão, ganhar um debate, triunfar na argumentação. Até à instância que já não querem. Quem procura, encontra. Por isso, se quer embater-se na Verdade, tem que ter a noção da sua dureza. Se a Verdade fosse um mineral, teria a uma Dureza de nível 11 na escala de Mohs.

Todos somos livres de pensar… Enquanto Pensamos. Fica assim o pleonasmo no ar...

Atenciosamente,

Pensador Ambulante.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A culpa não é tua. Mas é.

Tu não percebes nada.

A vida não é um reflexo. É uma experiência.