Olha além daquilo que consegues ver


PÁRA!!
RESPIRA…
PENSA.

Faz uma breve reflexão acerca de ti próprio(a) de tudo aquilo que representa o teu ser e a tua personalidade. Faz um balanço do teu passado, reflete sobre o teu presente e visualiza o teu futuro. O teu cérebro e mente irão te dar múltiplas respostas físicas, Intelectuais e sensoriais e desencadear-se-á um fenómeno extremamente interessante e poderoso.

Todas as sensações que serão desencadeadas, após um período de reflexão, serão baseadas nas tuas vivencias. Naquilo que foste educado e instruído para ser. As tuas influências, maior parte delas, são fruto de estímulos, induzidos, que acabaram por levar a uma resposta, espectável, tendo em conta aquele que é o padrão pretendido para o ser humano, inserido num determinado estereótipo de sociedade.

É Inconsciente, mas nós o fazemos, da mesma forma que os animais, que se encontram em cativeiro, rodeados por uma cerca ou por limites físicos que impedem a prospeção de novos territórios. A realidade deles é, só, aquela que eles experienciam dentro daquele “habitat”, manipulado por alguém que pretende determinados comportamentos desses mesmos animais.

Ivan Pavlov, Fisiologista Russo, conhecido pelo seu trabalho no Condicionamento Clássico, conduziu uma experiência com cães, que primava, sobretudo, por condicionar respostas a determinados estímulos. Essas respostas eram, na sua maioria, de caráter inato. Ou seja, o cão, sempre que o sino tocava ia ver o que se passava, e deparava-se com um naco de carne. Passado algum tempo sujeito a esse estímulo, o cão dirigia-se ao sino para comer a carne. Após estímulos repetidos [sino e a carne], o simples toque do sino, fazia com que o cão começasse a salivar, pois este, inconscientemente, sabia que aquele som estava relacionado com o naco e carne.

Ora, nós também somos animais, racionais, mas os nossos mecanismos são idênticos. Respondemos a estímulos, positivos ou negativos. Somos condicionados por aquilo que o nosso meio nos educa e instrui para ser. Mas, ao contrário dos animais, temos a capacidade, ainda que pouco explorada, de refletir acerca dos nossos comportamentos e dos estímulos a que estamos sujeitos. Temos a obrigação de olhar mais longe e ver mais além da Cerca e dos limites que nos são induzidos. Ninguém nos obriga a ser um produto padronizado da sociedade. Somos nós próprios que fechamos a porta do conhecimento, da exploração e da aventura.

A responsabilidade de quebrar a barreira invisível do condicionamento é nossa, pois, não devemos nos limitar, apenas, a olhar e constatar o óbvio e as verdades convencionais. Temos que PARAR, RESPIRAR, PENSAR. Ver mais além do que a própria vista alcança e transformar o nosso pensamento em ações.

Obriga a tua mente a ver aquilo que os teus olhos não deixam.

Sinceramente,
Stero

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A culpa não é tua. Mas é.

Tu não percebes nada.

A vida não é um reflexo. É uma experiência.